terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aula do dia 07/10/07 - Respeito ao próximo / Respeito às diferenças

Dia de céu azul e borboletas...


Educadores presentes: Lili e Rafael
Participação Especial: Lucimara
Alunos: Maria Clara, Vitor, Mayara, João, Felipe, Rodrigo, Mariana, Vitória e Larissa

Local: Espaço Curumim.
- Aquecimento e alongamento em roda. Uma boa espreguiçada para o sono ir embora!
- Reapresentação dos participantes. Com objetivo de trabalhar a memória e promover o entrosamento com as crianças e educadores que ainda não haviam participado do encontro.
Local: Fora da sala, caminhada pelo sítio.
Metodologia: Para seguir o percurso foi pedido, pelas crianças, a brincadeira siga o mestre. E assim fomos, brincando, respeitando as regras da brincadeira e fazendo pequenas paradas.

O intuito dessas paradas era observar que em tudo há diferenças e que estas são importantes, pois garantem um equilíbrio harmônico, na natureza e em nossa vida. Então observamos a natureza, os animais e os diferentes trabalhos que são realizados no sítio. Um deles foi o trabalho da composteira, onde pudemos conhecer um pouquinho e buscar a Lucimara para outra dinâmica.

- Olá Lucimara, você mora na composteira?
- Hum... Isso tem cheiro de pêra!!! (Risos)

Local: Casa de Feitio
Dinâmica: Saber ouvir
Metodologia: No primeiro momento, em dupla, uma pessoa seria A e a outra B. Uma contaria para a outra o sonho de sua vida e o explicaria. No segundo momento a pessoa A contaria novamente o seu sonho pra a pessoa B, que desta vez não daria atenção devida à pessoa A, então faria de tudo pra não prestar atenção.

O objetivo é mostrar que é importante saber ouvir. A escuta deve ser atenta, para assim ser reflexiva e poder valorizar o que está sendo dito.

- Não gostei desta conversa! Parece que estou falando sozinha!

Dinâmica: Saber ver
Metodologia: Dentro de um círculo o grupo caminharia de um lado para o outro com as mãos na testa, de maneira que fosse possível olhar apenas para o chão. Depois deveriam caminhar com as mãos abaixo dos olhos, de maneira que fosse possível ver de forma horizontal. Neste momento três pessoas do grupo andariam abaixadas no meio do espaço.

O objetivo é perceber que para não “tropeçarmos” uns nos outros é necessário tentarmos enxergar a diante e não manter um único foco de visão. Devemos tentar observar as coisas de várias formas e podemos aprender isso com o outro, ao nosso lado.

- Ai! Você pisou em mim! (Risos)
- Nossa! Que cabeça dura Rafa! (Risos)

Dinâmica: Saber falar
Metodologia: O grupo se dividiria novamente em dupla ou trios e em seguida cada componente do mini-grupo faria escolha de 5 palavras, que deveriam ser guardadas na memória. Depois, ao mesmo tempo, as pessoas do grupo diriam as 5 palavras, o mais alto e mais rápido possível. E por fim, todos em roda, repetiriam o exercício.

O objetivo é mostrar a importância da fala. A fala só é entendida quando ela possui a clareza de suas idéias, a paciência de sua explanação e o respeito à fala do outro. Sem isso não há como entendê-la, nem por parte de quem fala, nem por parte de quem tenta escutá-la.

- Bonec... Telh... Brin... Cad... Dad... Barata!! risos
- Hahahahahaha! Não entendi nada!

Dinâmica: Nó
Metodologia: Todos ficariam dentro de um círculo, que não poderia ser ultrapassado. Dentro dele uma roda seria formada. Cada um na roda deveria gravar quem estaria a sua direita e quem estaria a sua esquerda. Em seguida uma música seria tocada e todos caminhariam no espaço permitido. Até que... Estátua! Ninguém mais poderia se mexer. O primeiro desafio era tentar dar a mão para as pessoas quem estavam ao lado de cada integrante do grupo. Porém, com as mãos dadas percebemos que um nó havia se formado. O segundo desafio seria desfazer o nó.

O objetivo é promover o apoio mútuo e o diálogo. Através do diálogo foi possível chegar a um consenso para resolver a situação e desfazer o nó.

- Xiiii... E agora?

Neste encontro o foco foi trabalhar, de maneira divertida, caminhos para uma boa comunicação, que nunca se faz sozinho, mas sempre com o outro. Sabendo respeitar o tempo de cada parte do diálogo, entendendo o ouvir, o falar e o compartilhar as diferentes formas de ver as coisas.

Abraço coletivo, beijos e até a próxima!
Lili
Rafael

Um comentário:

Lívia Bukolts disse...

Aahahahahah!!!! Muito bom!!
Adorei as ilustrações das atividades!
Fica mais fácil entender qual a importância de ouvir, ver e falar com exemplos tão significativos!
Muito 10!!!
Bjuxxxx
..... Lili Bukolts