Educadores presentes: Lili e Rafael
Participação Especial: Lucimara
Alunos: Maria Clara, Vitor, Mayara, João, Felipe, Rodrigo, Mariana, Vitória e Larissa
Local: Espaço Curumim.
- Aquecimento e alongamento em roda. Uma boa espreguiçada para o sono ir embora!
- Reapresentação dos participantes. Com objetivo de trabalhar a memória e promover o entrosamento com as crianças e educadores que ainda não haviam participado do encontro.
Local: Fora da sala, caminhada pelo sítio.
Metodologia: Para seguir o percurso foi pedido, pelas crianças, a brincadeira siga o mestre. E assim fomos, brincando, respeitando as regras da brincadeira e fazendo pequenas paradas.
O intuito dessas paradas era observar que em tudo há diferenças e que estas são importantes, pois garantem um equilíbrio harmônico, na natureza e em nossa vida. Então observamos a natureza, os animais e os diferentes trabalhos que são realizados no sítio. Um deles foi o trabalho da composteira, onde pudemos conhecer um pouquinho e buscar a Lucimara para outra dinâmica.
- Olá Lucimara, você mora na composteira?
- Hum... Isso tem cheiro de pêra!!! (Risos)
Local: Casa de Feitio
Dinâmica: Saber ouvir
Metodologia: No primeiro momento, em dupla, uma pessoa seria A e a outra B. Uma contaria para a outra o sonho de sua vida e o explicaria. No segundo momento a pessoa A contaria novamente o seu sonho pra a pessoa B, que desta vez não daria atenção devida à pessoa A, então faria de tudo pra não prestar atenção.O objetivo é mostrar que é importante saber ouvir. A escuta deve ser atenta, para assim ser reflexiva e poder valorizar o que está sendo dito.
- Não gostei desta conversa! Parece que estou falando sozinha!
Dinâmica: Saber ver
Metodologia: Dentro de um círculo o grupo caminharia de um lado para o outro com as mãos na testa, de maneira que fosse possível olhar apenas para o chão. Depois deveriam caminhar com as mãos abaixo dos olhos, de maneira que fosse possível ver de forma horizontal. Neste momento três pessoas do grupo andariam abaixadas no meio do espaço.O objetivo é perceber que para não “tropeçarmos” uns nos outros é necessário tentarmos enxergar a diante e não manter um único foco de visão. Devemos tentar observar as coisas de várias formas e podemos aprender isso com o outro, ao nosso lado.
- Ai! Você pisou em mim! (Risos)
- Nossa! Que cabeça dura Rafa! (Risos)
Dinâmica: Saber falar
Metodologia: O grupo se dividiria novamente em dupla ou trios e em seguida cada componente do mini-grupo faria escolha de 5 palavras, que deveriam ser guardadas na memória. Depois, ao mesmo tempo, as pessoas do grupo diriam as 5 palavras, o mais alto e mais rápido possível. E por fim, todos em roda, repetiriam o exercício.O objetivo é mostrar a importância da fala. A fala só é entendida quando ela possui a clareza de suas idéias, a paciência de sua explanação e o respeito à fala do outro. Sem isso não há como entendê-la, nem por parte de quem fala, nem por parte de quem tenta escutá-la.
- Bonec... Telh... Brin... Cad... Dad... Barata!! risos
- Hahahahahaha! Não entendi nada!
Dinâmica: Nó
Metodologia: Todos ficariam dentro de um círculo, que não poderia ser ultrapassado. Dentro dele uma roda seria formada. Cada um na roda deveria gravar quem estaria a sua direita e quem estaria a sua esquerda. Em seguida uma música seria tocada e todos caminhariam no espaço permitido. Até que... Estátua! Ninguém mais poderia se mexer. O primeiro desafio era tentar dar a mão para as pessoas quem estavam ao lado de cada integrante do grupo. Porém, com as mãos dadas percebemos que um nó havia se formado. O segundo desafio seria desfazer o nó.
O objetivo é promover o apoio mútuo e o diálogo. Através do diálogo foi possível chegar a um consenso para resolver a situação e desfazer o nó.
- Xiiii... E agora?
Neste encontro o foco foi trabalhar, de maneira divertida, caminhos para uma boa comunicação, que nunca se faz sozinho, mas sempre com o outro. Sabendo respeitar o tempo de cada parte do diálogo, entendendo o ouvir, o falar e o compartilhar as diferentes formas de ver as coisas.
Abraço coletivo, beijos e até a próxima!
Lili
Rafael
Um comentário:
Aahahahahah!!!! Muito bom!!
Adorei as ilustrações das atividades!
Fica mais fácil entender qual a importância de ouvir, ver e falar com exemplos tão significativos!
Muito 10!!!
Bjuxxxx
..... Lili Bukolts
Postar um comentário